O Clube da Esquina, um dos mais importantes movimentos da música brasileira de todos os tempos, surgiu por mero acaso a partir da gravação do disco homônimo, lançado em 1972, e prestes a completar 50 anos. Milton Nascimento, à época, já conhecido na cena musical e importante figura nos tradicionais festivais de música, convidou o jovem e desconhecido Lô Borges para dividir com ele aquele álbum. Junto deles um timaço de artistas que uniram talento e amizade na construção da obra prima máxima da música mineira.
O resto da história já sabemos, é fato, mas no livro Coração Americano – Bastidores do Álbum Clube da Esquina, ela é contada com riqueza a partir de fotografias, muitas delas, e por textos cujos relatos dos próprios artistas, dos letristas e poetas, daqueles que fizeram (e fazem) parte da história, a tornam ainda mais especial. Um registro riquíssimo da memória cultural e musical de Minas Gerais.
O livro é um belíssimo trabalho de Andréa Estanislau, produtora editorial, educadora e produtora cultural, responsável pela organização de todo o material, seu projeto de graduação em Comunicação Visual pela Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), cujo financiamento coletivo para o lançamento da segunda edição está a todo vapor.
Coração Americano – Bastidores do álbum Clube da Esquina, é um livro de fã para fã, com 196 páginas coloridas, mais de 90 imagens, textos e depoimentos dos próprios artistas do Clube. Uma bela publicação com o registro histórico de um dos discos mais emblemáticos da música popular brasileira.
Não perca a chance de garantir seu exemplar e contribuir para manter viva a nossa memória musical.
Acesse o link e apoie essa ideia.
Texto: Vinicius Andrade
No vídeo você pode perceber que se trata de uma publicação bem cuidada.
Um livro de fã para fã. Garanta seu exemplar.
Tocador de vídeo
1.00