O curso de extensão Clube da Esquina: Patrimônio Cultural de Belo Horizonte foi realizado no Espaço do Conhecimento da UFMG (EC UFMG), nos meses de outubro (dias 19 e 26) e novembro (dias 23 e 30) de 2019. O curso foi pensado em dois módulos sequenciais, o primeiro mais teórico com a contextualização dos conceitos e o segundo, um módulo prático, com os participantes desenvolvendo atividades didáticas que relacionam a música com a cidade.
De acordo com o release para divulgação, o curso foi “voltado para professores e estudantes de licenciatura”, tendo como objetivo “preparar o professor para promover a Educação Patrimonial nas escolas a partir das canções do Clube da Esquina, grupo de músicos mineiros liderados por Milton Nascimento, cuja trajetória se mistura a lugares e momentos históricos da capital mineira”.
Os cursos ofertados em outubro e novembro tiveram um total de trinta e um inscritos, sendo que 50% participaram do módulo I, 32% do módulo II e 18% participaram dos dois módulos, conforme gráfico 1. No início do módulo I, foi solicitado aos participantes que preenchessem um termo de autorização para uso de imagens e o questionário P1 para conhecer o perfil dos participantes. Ao final do módulo II, os participantes preencheram o questionário de avaliação P2.
Trinta e uma pessoas participaram dos dois cursos, sendo 81% mulheres e 19% homens. Apesar de o release direcionar o curso para professores e estudantes de graduação, pessoas que não lecionam também fizeram o curso. Gráficos 2 e 3.
64% dos professores lecionam em escolas públicas, 32% em escolas privadas e 4% lecionam em escolas públicas e privadas, nas seguintes áreas: Inglês, Geografia, Matemática, Ensino Fundamental I, Literatura, Biologia, Alfabetização, Linguagem Musical, com destaque para Português (23%), Artes (10%), História (7%) e Música (7%). Gráficos 4 e 5.
94% participantes tinham conhecimento prévio sobre o tema Patrimônio e/ou sobre o Clube da Esquina. 81% dos professores já haviam abordado o tema Patrimônio em sua disciplina. 97% dos participantes consideram importante o ensino de Educação Patrimonial nas escolas.
90% dos participantes disseram que conhecem os Patrimônios de Belo Horizonte, 7% não conhecem e 3% não responderam. Quando perguntamos quais os Patrimônios Culturais de Belo Horizonte (gráfico 10), foram mencionados alguns patrimônios, com destaque para o Circuito da Praça da Liberdade (20%), o Conjunto Arquitetônico da Pampulha (17%), a Praça da Estação e o Mercado Central (5%). 11% não responderam se conheciam os patrimônios da cidade e algumas pessoas indicaram locais que não são patrimônios, como Mineirão e Parque das Mangabeiras.
A grande maioria, 94% dos participantes, afirmou conhecer o Clube da Esquina. Do grupo de amigos, os mais conhecidos pelos participantes são Milton Nascimento e Beto Guedes (15%), Fernando Brant (12%), Lô Borges e Toninho Horta (11%), Márcio Borges e Wagner Tiso (9%). Nelson Angelo (4%) é o menos conhecido e 1% não conhece nenhum dos artistas. Gráfico 12.
Parte significativa, 87% dos participantes afirmaram ouvir música com frequência, e os estilos que se destacaram foram MPB (31%), Rock (20%), Samba e Música Clássica (9%) e Pop (8%).
Muitos dos professores, 78%, afirmam que já utilizaram música em suas aulas e todos os participantes consideram importante a música popular brasileira estar nas escolas.