Como recurso educativo do Mestrado Profissional Educação e Docência(PROMESTRE), foi desenvolvido um curso de Extensão Universitária para preparar o professor para promover a Educação Patrimonial nas escolas. Dessa forma, o professor pode atuar como um multiplicador, o grande orquestrador de todo o processo de ensino e aprendizagem, pois sua interação terá planejamento e intencionalidade educativa. Nesse processo, a escola vai exercer o papel de mediador, “contribuindo para criação de canais de interlocução que se valem, em especial, de mecanismos de escuta e observação”, incentivando a participação social na preservação dos bens.
As ideias de Vigotski sobre o “processo de internalização” dos sistemas semióticos produzidos pela cultura com o poder de “transformação” e de Paulo Freire sobre a“consciência crítica” como motivação para transformar o mundo, são fundamentais para dar protagonismo ao professor, que poderá promover a Educação Patrimonial nas escolas, utilizando as canções do Clube da Esquina como fio condutor, por meio de formulação, implementação e execução de atividades didáticas voltadas para a preservação do patrimônio cultural de Belo Horizonte.
O curso de extensão Clube da Esquina: Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, foi realizado no Espaço do Conhecimento da UFMG (EC UFMG), nos meses de outubro e novembro de 2019. O curso foi pensado em dois módulos sequenciais, o primeiro mais teórico com contextualização dos conceitos e o segundo módulo prático, com os participantes desenvolvendo atividades didáticas que relacionam a música com a cidade.
O Espaço do Conhecimento ofereceu toda a estrutura necessária para a realização do curso: sala com mesa, cadeiras, projetor multimídia, caixa de som, impressão de cópias, canetas, papel e um funcionário para acompanhar e dar suporte. Agradeço a toda equipe do educacional, em especial a Sibelle Diniz e Bárbara Paglioto.
Ensinando Educação Patrimonial utilizando as canções do Clube da Esquina
Escolas e Museus são as instituições responsáveis pelo estímulo à valorização e preservação da memória social, permitindo o acesso aos nossos bens culturais e patrimoniais. Nosso objetivo é levar o Patrimônio Cultural para as escolas, a partir de um curso de extensão, que prepare os professores para serem agentes culturais e patrimoniais, utilizando a música popular brasileira como instrumento didático nas ações educativas. Nossa proposta é possibilitar a Educação Patrimonial na sala de aula a partir das canções do Clube da Esquina, grupo de músicos mineiros liderados por Milton Nascimento, cuja trajetória se mistura a lugares e momentos históricos da cidade de Belo Horizonte. Esse processo promove a identificação e a valorização de bens culturais por meio de estímulos afetivos, o desenvolvimento do sentido de pertencimento e a oferta de novas situações de aprendizagens, além de fortalecer os vínculos com o Patrimônio e contribuir com a formação de identidade e memória cultural. Trata-se de um curso de Extensão Universitária que promove a Educação Patrimonial, tendo como fio condutor as canções do Clube da Esquina.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Preparar professores da Educação Básica para utilizar a obra do Clube da Esquina como estratégia de valorização do patrimônio cultural e da Educação Patrimonial.
- Disponibilizar Curso de Extensão para professores e público em geral, com formulação de ações educativas dentro da temática da produção musical do Clube da Esquina, associadas ao patrimônio cultural e à memória como instrumento didático nas práticas de ensino.
- Possibilitar aos alunos novas experiências, sensibilidades e a fruição por meio do contato com a música do Clube da Esquina (produzida nos anos 1970 e 1980);
- Formar público para o estilo musical “música popular” pelo contato com acervo do patrimônio cultural musical brasileiro;
- Disponibilizar os resultados da pesquisa e atividades didáticas desenvolvidas através de sítio da internet para serem acessados por pais e professores, democratizando seu acesso.
EMENTA
Apresentar os conceitos de Educação Patrimonial; Patrimônio material e imaterial; História de Belo Horizonte. Discutir a Música Popular Brasileira como patrimônio cultural a partir da contextualização histórica e política. Abordar os Festivais da Canção (1960-1970) com ênfase em Milton Nascimento. Analisar o Clube da Esquina e sua relação com os lugares de Belo Horizonte.
Estratégia didática: atividades práticas focadas no Clube da Esquina como recurso didático interdisciplinar.