Os participantes do Módulo II desenvolveram atividades para serem implementadas em sala de aula. Elas estão apresentadas abaixo de forma resumida.
Fica nosso convite para que as atividades sejam adaptadas, complementadas de acordo com o perfil da turma e, na medida do possível, trabalhadas de forma interdisciplinar, possibilitando a ligação entre as diferentes áreas do conhecimento.
1 – Participante atua como professora de Português
Música: Credo (Milton Nascimento e Fernando Brant)
Imagens: Placa de rua que marca o cruzamento das ruas Divinópolis e Paraisópolis e capa do álbum Clube da Esquina (1972).
Proposta: Depois de ouvir a música e observar a imagem, contextualizar Clube da Esquina. Qual a definição de esquina? Qual a definição de Clube?
Sobre o processo de formação de palavras, o que se pode dizer sobre Divinópolis e Paraisópolis?
A capa do disco de 1972 apresenta uma fotografia sem nome do artista ou do disco. Que recursos semióticos podem ser identificados na imagem? Como você descobriria o nome dos artistas e/ou estilo de música?
Que noções de identidade e Brasil podem ser percebidas na imagem?
Qual função de linguagem está ligada à imagem da capa do disco? Justifique.
(Atividade interdisciplinar com geografia, história e filosofia)
Atividade desenvolvida no curso. Acervo pessoal
2 – Participante como professora de Português/Inglês
Música: Para Lennon e McCartney (Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant)
Imagem: Foto dos Beatles
Proposta: Atividade interdisciplinar para estimular a reflexão sobre a cultura global e local.
De que modo os Beatles influenciaram outras bandas e/ou músicos nas décadas passadas e atualmente? Como as letras das músicas nos ajudam a contextualizar o período da existência dos Beatles na Inglaterra e em outros lugares do mundo? A música do Clube da Esquina tem influência dos Beatles? Como isso pode ser observado? Como estão inseridos os sujeitos, tempos e espaços nas letras das canções dos Beatles e do Clube da Esquina? Há semelhanças entre elas?
Representar as letras das canções com desenhos, colagens, maquetes etc.
Dar voz aos alunos que que queiram e/ou saibam tocar instrumentos para estimular maior interesse e participação, sem precisar impor como somente um gosto/estilo musical.
(Atividade interdisciplinar com artes e música)
3 – Participante é estudante de Museologia
Música: Calix Bento (Tavinho Moura)
Imagem: Folia de Reis
Proposta: Apresentar aos estudantes a Folia de Reis, patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, e ouvir a música. Sugestão de temas que podem ser trabalhados com os alunos: patrimônio cultural (identidade e preservação), imaterialidade (pluralidade), Minas Gerais (Milton Nascimento e Clube a Esquina), religiosidade (diversidade e tolerância), musicalidade (ritmos e estilos).
Pode-se trabalhar confeccionando materiais, artefatos e indumentárias características
(Atividade interdisciplinar com artes e música e pode ser desenvolvida pelo educativo de museus).
4 – Participante atua na área de educação ambiental
Música: Paisagem da Janela (LôBorges e Fernando Brant)
Imagens: Janelas e vista panorâmica de Belo Horizonte.
Proposta: Ouvir a música, ler a letra e destacar aspectos da letra que se referem a espaços públicos e privados e a relação das pessoas com os espaços da cidade e seus patrimônios. Apresentar o resultado e comparar as diferenças e semelhanças de visão de cada aluno.
5 – Participante atua na área de turismo educacional
Música: Bola de Meia, Bola de Gude (Milton Nascimento e Fernando Brant)
Imagens: Meninos andando de bicicleta e bolas de gude no chão.
Proposta: Ouvir a música. Colocar sobre a mesa meias velhas, agulha, linha, tesoura e bolas de gude.s Perguntar aos alunos o que eles fariam com esse material. Explicar aos alunos como se fazia a bola de meia e se jogava bola de gude. Pedir a eles para fazerem uma bola de meia com o material disponibilizado. Era possível uma infância com jogos de bola de meia e bola de gude nas da área central de Belo Horizonte? Pesquisar como eram as brincadeiras de criança dos pais e avós. Hoje as crianças brincam na rua?
6 –Participante atua como professora de Português
Música: Encontros e despedidas (Milton Nascimento e Fernando Brant)
Imagens: Trem na estação central de Belo Horizonte
Proposta: Ouvir a música e ler a letra. Desenvolver um texto sobre o sentimento de despedida, a hora da partida e da chegada. Discutir com os alunos a valorização dos momentos em que estamos com as pessoas. Damos prioridade ao hoje, ao afeto, à humanização das relações? Temas que podem ser trabalhados: cumplicidade e ajuda ao próximo. Como vislumbrar novos horizontes? Como ir até onde quero?
7 – Participante atua como professora do Ensino Fundamental I
Música: Bola de Meia, Bola de Gude (Milton Nascimento e Fernando Brant)
Imagem: Bolas de gude
Proposta: A atividade seria realiza na quadra da escola com vários tipos de brincadeiras, tendo a música Bola de Meia, Bola de Gude como pano de fundo. Essa atividade tem como objetivo uma melhor interação dos alunos e inclusão daqueles com dificuldade de relacionamento e necessidades especiais. É uma atividade interdisciplinar, o professor de Matemática pode trabalhar seu conteúdo utilizando jogos, o professor de História pode trabalhar com a contextualização da história de Belo Horizonte e do Clube da Esquina, os professores de Geografia, Português, Artes e Música também pode desenvolver atividades relacionadas ao tema.
(Atividade interdisciplinar com Educação Física, História, Matemática, Artes, Música, Português)
8– Participante atua como professora de Português
Música: Quem sabe isso quer dizer amor (Lô Borges e Márcio Borges)
Imagem: Capa do álbum Clube da Esquina e foto de Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes
Proposta: Solicitar ao aluno que leve o áudio e a letra de uma música que o encanta e o comove. Apresentar a música para os colegas e justificar sua escolha. Após todos os alunos, a professora apresenta a música Quem sabe isso quer dizer amor e contextualiza a história do Clube da Esquina, a relação de amizade entre os artistas, onde se encontravam, etc. Solicitar aos alunos uma pesquisa sobre músicas que iniciaram movimento de mudanças nas pessoas e na sociedade. Discutir com os alunos se a música é um patrimônio cultural.
9 – Participante atua na área de educação ambiental
Música: Ruas da Cidade (Lô Borges e Márcio Borges)
Imagem: Mapa da área central de Belo Horizonte
Proposta: Levar o aluno, a partir da percepção do ambiente, a identificar o espaço público urbano.
Ouvir a música e identificar os grupos indígenas e o nome dos estados brasileiros e seu planejamento nas ruas de Belo Horizonte. Analisar a evolução da cidade desde sua criação até os dias atuais, observando os estilos arquitetônicos. Discutir a importância de conhecer e valorizar a história, o patrimônio cultural e os equipamentos culturais da cidade. Utilizar aparelho celular para auxiliar na pesquisa e fotografar os patrimônios da cidade. Registrar a conclusão das atividades com desenhos, colagens e produção de textos.
10 – Participante atua como professora de Artes
Música: Bola de Meia, Bola de Gude (Milton Nascimento e Fernando Brant)
Imagens: Meninos andando de bicicleta e crianças usando o celular
Proposta: Escutar a música tema e propor uma reflexão sobre brinquedos e brincadeiras (no presente e no passado), a tecnologia ao alcance desse presente, memória afetiva da família.
Buscar na família relatos de memória do brincar, das brincadeiras e brinquedos. Refletir sobre como o tempo de brincar interage com a cidade, o bairro e a escola. Ligar o fazer diário dos alunos ao patrimônio cultural. Quais são nossos patrimônios culturais? Apresentar a conclusão das atividades com poemas, painéis, teatro, álbum de fotos, produção musical, produção de textos.
11 –Participante atua na área de educação patrimonial
Música: Maria Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant)
Imagem: Mulheres na passeata contra a censura
Proposta: Pedir aos alunos para levarem notícias relacionadas à violência contra as mulheres. Ouvir a música, ler a letra e discutir o papel da mulher na sociedade, os direitos adquiridos, as mudanças de comportamento ocorridas – se compararmos a imagem da mulher da música com as mulheres atuais – e a violência contra as mulheres. Problematizar com os alunos se a vida é um patrimônio que deve ser protegido e por que as mulheres continuam sendo assassinadas.
12 –Participante atua na área de museus
Música: Paisagem da Janela (Lô Borges e Fernando Brant)
Imagem: Janelas, Viaduto de Santa Teresa
Proposta: Estimular os alunos a observar os lugares por onde andam, sua rua, seu bairro, a cidade. Dialogar sobre Patrimônio Cultural, pertencimento, passagem do tempo, edificações e paisagens urbanas. Utilizar canções do Clube da Esquina e o livro Encontro Marcado de Fernando Sabino. Levar os alunos para um passeio pela cidade, com destaque para a Rua da Bahia.
13 –Participante atua como professora de Biologia
Música: Sal da Terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos)
Imagem: Belo Horizonte em épocas diferentes e Serra do Curral
Proposta: Atividade interdisciplinar – Geografia e Biologia. Refletir como as mudanças na paisagem urbana interferem no clima e na temperatura da cidade. Essas mudanças têm relação com o aumento da incidência de doenças causadas por vetores como mosquitos, pombos e carrapatos? O aumento da população também afeta a paisagem e o clima da cidade?
14 –Participante atua como professora de História
Música: Clube da Esquina no2 (Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges)
Imagem: Cine Teatro Brasil em épocas distintas e cartaz com a frase “Os sonhos não envelhecem”.
Proposta: Construir um registro sobre a trajetória do Cine Teatro Brasil com matérias de jornal, fotografias e memórias afetivas. Analisar o espaço como Patrimônio Cultural e seu uso. Relacionar a situação de abandono da edificação e posterior restauro com a temática os sonhos não envelhecem. Problematizar a questão da preservação do patrimônio. Concluir a atividade com uma visita ao Cine Teatro Brasil.
15 –Participante atua na área administrativa do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
Música: Bola de meia bola de gude (Milton Nascimento e Fernando Brant)
Imagem: Meninos com celular e amigos do Clube da Esquina (Lô, Bituca, Beto e Nelson)
Proposta: Contextualizar a história do Clube da Esquina e da amizade que uniu os amigos em torno da música. Provocar reflexão sobre a trajetória da comunicação pessoal. O que vemos de diferente e em comum nas duas imagens? O que se pode deduzir da relação estabelecida entre as pessoas nas duas imagens? Qual das duas imagens retrata melhor a hora do intervalo na escola e nas reuniões de sua família? Como você ouve música com seus amigos? Como os amigos do Clube da Esquina ouviam e tocavam? A amizade pode ser considerada um patrimônio? A escola é um lugar de vivência e socialização?
16 –Participante atua como professora de Português
Músicas: Trem Azul (Lô Borges e Ronaldo Bastos) e Bola de meia bola de gude(Milton Nascimento e Fernando Brant)
Imagens: Meninos com celular e meninos andando de bicicleta, trem na estação central
Proposta: Explorar o imaginário dos alunos e o contexto histórico dos autores das músicas. Produzir desenhos para uma exposição na escola. Realizar sarau musical com músicas do Clube da Esquina e músicas escolhidas pelos alunos que fazem referência às atividades desenvolvidas.
17 – Participante atua como professora de Português
Música: Sal da Terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos)
Imagem: capa do álbum Clube da Esquina 2 (EMI-Odeon, 1978)
Proposta: Observar a imagem, apreciar a música e analisar a letra. Há alguma relação entre elas? O que os meninos da imagem estão observando? Eles estão de costas para quem?
O que o verbo ANDA sugere? Os garotos demostram estar com pressa?
Que mundo os garotos parecem representar? Que mundo eles querem? Qual parte da música podes ser associada à imagem?
Representar as análises com desenho e produção de texto.
18 – Participante é graduada em Sociologia
Música: Paisagem da Janela (Lô Borges e Fernando Brant)
Imagem: várias janelas
Proposta: Associar as imagens das janelas às relações sociais contemporâneas no que se refere a política, patrimônio e memória social, que carregamos e expomos no convívio social. Produzir texto obre as análises feitas pelos alunos.
19 – Participante atua na área de educação patrimonial
Música: Clube da Esquina no 2 (Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges)
Imagem: cartaz com a frase “Os sonhos não envelhecem”
Proposta: Trabalhar com o conceito de patrimônio cultural, história, memória e identidade. Solicitar que aos alunos falem sobre suas preferências culturais pelo viés do afeto. A partir dos relatos, construir coletivamente os conceitos propostos. Introduzir a contextualização sobre o Clube da Esquina e seu legado como patrimônio cultural e sua relação com Belo Horizonte e Minas Gerais. Os legados são passados de geração para geração.